quarta-feira, 28 de setembro de 2005

O Blog no Opera

A internet é fantástica procurando um navegador para testar o blog que não fosse o IE, eu achei um sítio interessante, ele testa a sua página em vários navegadores como Firefox, Opera, Mozilla, Safari e outros, ele esta na versão BETA.Testei o blog no Opera e vejam como ficou.
O endereço do sítio é www.browsershots.org

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Tabela de Referência CSS

Quando eu vi esta página pela primeira vez eu pensei em fazer apenas uma referência a ela ali nos links, mas depois de olhar com mais calma eu percebi que ela merecia estar ocupando este espaço como um post.
A sua concepção foi simplesmente genial. Como você sabe, a especificação da CSS 2.1 contém uma série de propriedades que raramente são usadas pelo fato de poucas pessoas terem o conhecimento da sua existência. Pois é, para aqueles que procuram uma tabela de referência rápida que contenha todas as propriedades da CSS 2.1 esta "CSS Cheat Sheet" é uma verdadeira mão na roda.
Além das propriedades ela lista os seguintes itens:
1- Sintaxe
2- Seletores
3- Pseudo-seletores
4- Tipos de media
5- Diagrama explicando o box model
6- Lista das unidades
7- Propriedades que são herdadas
Eu gostei particularmente da seção que explica os diversos seletores existentes. Esta é uma área que gera grande dúvida naqueles que estão começando a usar a linguagem. Eu já imprimi esta tabela e sugiro que você faça o mesmo e deixe perto do seu computador sempre que for escrever um código CSS, pois ela certamente te ajudará.

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Portais Horizontais vs Verticais

Portais Horizontais : Voltados a toda e qualquer pessoa que busque informações de interesse geral.
Portais Verticais ou Portais Segmentados : Geralmente destinados a um público predefinido.

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Capa de Revista

O principal objetivo comercial de uma capa é fazer com que você escolha uma revista no meio de centenas de outras existentes na banca de jornal. No entanto, os usuários não vêem a homepage antes de optarem por um website e visita-lo. Portanto, as homepages não precisam se mostrar e atrair a atenção do usuário porque o usuário já estará olhando para elas. A segunda missão de uma capa de revista é definir, o conteúdo, o estilo e outros ítens contidos na revista.

Acessibilidade na Fundação Cultural Tancredo Neves

Fiquei satisfeito em saber que o sítio da Fundação Cultural Tancredo Neves do Estado do Pará, esta tendo como padrão a Acessibilidade isso é muito interessante, meus parabéns !!
Fundação Tancredo Neves - http://www.fcptn.pa.gov.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Interação Humano Computador

Promover a interação entre pesquisadores, profissionais e alunos de IHC (Interação Humano-Computador) no Brasil. Incentivar o trabalho interdisciplinar envolvendo Ciência da Computação, Artes, Design, Ergonomia, Psicologia, Sociologia, Semiótica, Lingüística, e áreas afins.

O Que é o IHC ?
Interação Humano-Computador (IHC) é uma área de pesquisa dedicada a estudar os fenômenos de comunicação entre pessoas e sistemas computacionais.

Artigo do sítio IHC Brasil - www.serg.inf.puc-rio.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

O Propósito Básico

O propósito básico do contraste é duplo, e seus dois objetos são unificados. Um deles é criar interesse sobre uma página; se ela tiver uma aparência interessante, atrairá mais a leitura. O outro é auxiliar na organização das informações. O leitor deveria ser capaz de compreender instataneamente a maneira através da qual as informações são estruturadas, o fluxo lógico de um ítem para outro. Os elementos contrastantes nunca deveriam confundir o leitor ou criar um foco que não seja o correto.

segunda-feira, 12 de setembro de 2005

World Wide Web

A World Wide Web, assim como outros serviços oferecidos na internet, é capaz de dar oportunidade, a qualquer pessoa, de participar da nova era da informação oferecendo benefícios, em particular às pessoas com necessidades especiais. Não há dúvida de que as oportunidades de comunicação e de aquisição de informação por pessoas portadoras de deficiências aumentam significativamente com a internet, desde que seja acessível.

domingo, 11 de setembro de 2005

O Formulário de Contato: Design e Usabilidade

Diferente dos tradicionais formulário de alguns sítios, que pedem apenas " nome, e-mail e mensagem ", um formulário completo de uma grande empresa ou de um orgão público precisa, comportar todas a informações do cliente que a empresa ou orgão público julgue necessárias para futuras respostas.

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Redesigns São Mais Fáceis

Removendo os dados de formatação de nossas páginas, refazê-las se torna um trabalho muito menos intenso (e mais barato). Para mudar o layout do sítio, tudo o que você precisa fazer é alterar a folha de estilo (CSS); você não precisa editar todas as páginas do site novamente.

Todas as Páginas Estão Parecidas

Utilizando os padrões Web torna-se extremamente fácil manter a consistência visual de um sítio. Todas as páginas usam o mesmo arquivo CSS que configura cores, tamanhos e posições para os textos e demais objetos, deixando-as formatadas da mesma maneira.
Isto deixa o seu site muito mais usável.

O Google é Cego

Falando de acessibilidade: minimizar a código e usar corretamente as tags de cabeçalho (h1, h2 etc) são métodos que ajudam a melhorar o seu ranking em ferramentas de busca.
Reduzir a proporção do código em relação ao conteúdo, usar palavras-chave em suas tags de cabeçalho, e substituir GIFs por texto normal é uma grande ajuda para que o seu site apareça melhor nos resultados das pesquisas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

A Marcação XHTML para Mecanismos de Navegação

As Web Standards recomendam que mecanismos de navegação, ou seja, grupo de links, sejam marcados no código do documento Web com o elemento lista. Tal recomendação visa a incrementar a acessibilidade além de trazer outros benefícios.

O Que Esta na Moda

Veja bem, o jeito correto de se construir páginas web hoje é usar o HTML para estruturar seu conteúdo e formatá-lo via CSS. Se você não conhece bem CSS, já está alguns anos atrasado. É hora de correr atrás do prejuízo.

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

O Bom, o Mal e o Sensato

DHTML não é acessível a quem não tiver um browser moderno, e, dependendo de como você o projetou, a quem não possui as mesmas habilidades que você. Isso pode ter uma série de implicações indesejadas. Um deficiente visual usando um leitor de tela pode não conseguir entrar no site se você não fornecer um substituto para o menu DHTML. O Google pode não conseguir indexar suas páginas se seu robozinho não encontrar um link comum para elas (o que pode acontecer se você, por exemplo, criou um esquema de navegação esotérico com DHTML).

O Que Você Precisa Saber

DOM significa Document Object Model. Não é uma linguagem. É uma interface, uma maneira de acessar através de javascript elementos criados pelas linguagens HTML e CSS.